A EXPOCRISTÃ 2013 acontecerá no pavilhão de exposições Anhembi em São Paulo de 07 a 10 de Agosto e muitas novidades marcam a sua 12ª edição. A EXPOCRISTÃ é o maior evento anual de serviços e negócios do mercado evangélico no Brasil e é considerado um dos maiores do mundo. A principal novidade deste ano, é que agora a feira faz parte de um evento ainda maior, a Semana Cristã de São Paulo, que irá movimentar a comunidade cristã de todo o país entre os dias 02 e 10 de agosto. Congressos, fóruns, workshops, eventos de dança, teatro, cinema, esportes, entretenimento, música, literatura, moda, uma sensacional gincana da família cristã e grandes shows nacionais e internacionais (após encerramento do horário de exposições), promovendo não só entretenimento, mas a edificação pessoal e disseminação da Palavra de Deus e dos valores cristãos.
Outra novidade para este ano é a nova gestão da marca EXPOCRISTÃ, que passa a ser administrada pela DO4C (Do For Christ), empresa formada por um grupo de investidores cristãos, que trazem um modelo de gestão altamente profissional ás marcas anteriormente sob a responsabilidade da EBF Comunicações. A DO4C assumiu ainda a gestão das marcas Revista Igreja, Consumidor Cristão e do Portal Creio. O principal intuito do grupo é garantir a continuidade do importante trabalho de fomento de novos produtos e serviços no meio cristão, mantendo a essência do pensamento cristão intacta, sempre motivado pela expansão do Reino de Deus. A nova empresa terá a gestão profissional liderada pelo diretor executivo, Sr. Sérgio Castro e filosofia de trabalho baseada na busca do que há de melhor no mercado visando resultados semelhantes aos obtidos grandes e mpresas internacionais de eventos.
As revistas Igreja, Consumidor Cristão e o Portal Creio passam a ter uma nova supervisão de conteúdo que dará a estas mídias um novo direcionamento.
A EXPOCRISTÃ tem uma história com o meio cristão, não é um evento sazonal, nem concebido com fins de beneficiar interesses específicos, mas é fruto da necessidade do mercado em se profissionalizar e da força desse mesmo meio em buscar soluções em conjunto. Com as novidades 2013 o evento reafirma sua condição de referência para o meio cristão.
A 12a Edição da EXPOCRISTÃ traz novidades de peso
Shows Internacionais:
O evento será encerrado nos dias 9 e 10 com grandes shows, incluindo atrações internacionais que se apresentam na Arena Anhembi, com capacidade para 30 mil pessoas, sempre após o horário de exposições.
Novos Horários:
O horário mais dilatado irá compensar a perda de um dia de evento otimizando custos e maximizando resultados. Diariamente o evento abrirá as 9:00 e encerrará exposições as 21h ( quarta e quinta ) e 22h ( sexta e sábado), condensando a toda atividade comercial num número menor dias. O principal intuito da organização é otimizar custos de estadia, refeições dos expositores e suas equipes que necessitam permanecer em São Paulo durante os dias de evento. A duração de 4 dias ( de 7 a 10 de agosto) é dessa forma resultado do anseio dos expositores de redução de seus custos, possibilitando a canalização desses recursos para melhor promoção de suas marcas e produtos.
Eventos Matinais:
Ministérios e organizações já estão agendando dezenas de eventos matinais que atrairão milhares de pessoas ao evento. A organização disponibilizará o local gratuitamente, bastando para isso que o agendamento seja feito. Alguns desses eventos estão sendo organizados por expositores que desejam maximizar resultados durante a feira.
Nova Estrutura
O evento será dividido em 10 áreas distintas:
· Literatura e Educação Cristã;
· Produtos Alternativos e Presentes;
· Música e Vídeo;
· Equipamentos e Capacitação;
· Comunicação;
· Internacional;
· Moda & Mulher;
· Responsabilidade Social;
· Alimentação e Descanso;
· Área de Apoio: Espaço Criança e Escritório de Apoio ao Expositor.
O que há de Novo?
ExpoParking
Estrutura alternativa ao estacionamento do Anhembi que dará comodidade e segurança com custos mais baixos.
ExpoModa
Desfiles de marcas de destaque no mercado, fóruns e workshops sobre moda cristã.
ExpoShows
A arena Anhembi com capacidade para 30 mil pessoas receberá shows de bandas nacionais e internacionais que iniciam após o horário de exposições.
ExpoCriança
Local especialmente montado para os pais deixarem seus filhos com todo conforto onde crianças de 2 a 10 anos terão atividades cristãs.
ExpoLivros
As maiores editoras, uma sensacional gincana literária infantil, fóruns e workshops com os melhores autores nacionais e internacionais.
ExpoIgreja
Igreja modelo montada com todo tipo de materiais necessários a implantação, gestão e treinamento em igrejas e denominações.
Números de um mercado gigante e qualificado
Dados do IBGE mostram que o Brasil tem aproximadamente 45 milhões de evangélicos totalizando cerca de 23% da população brasileira. O último sendo mostrou ainda que o crescimento do número de evangélicos foi maior do que todas as outras religiões obtendo o índice de 61% de acréscimo em relação à pesquisa anterior.
Esse mercado movimenta hoje mais de três bilhões de reais por ano e gera milhares de empregos diretos. Um público fiel que consome 75% dos CDs e DVDs que adquire em artigos originais, enquanto o público não evangélico consome 65% de tudo que adquirem em cópias pirateadas. Os evangélicos também são ótimos compradores de livros, consomem até seis livros por ano per capta, e os não evangélicos três.
Já em 2015 a população evangélica poderá alcançar a incrível marca de 55 milhões de pessoas. Isso mostra a enorme força desse mercado em que os analistas apostam na continuidade dessa tendência por pelo menos mais 10 anos quando os evangélicos serão 50% da população brasileira. Outros números dão contornos do gigantismo desse mercado, vejamos:
Mais de 200.000 templos de mais de 2.000 denominações;
Aproximadamente 5.000 pontos de venda trabalham exclusivamente com produtos cristãos, apenas na Rua Conde de Sarzedas, no centro de São Paulo, temos mais de 200 lojas;
Mais de 100.000 websites de instituições cristãs;
Mais de 10.000 pontos de venda, incluindo as grandes redes como grandes redes de supermercados e outros que tem em sua linha de produtos artigos voltados para o público cristão.
A maior rede de televisão brasileira tem aumentado seu interesse pelo público evangélico, iniciando a produção de conteúdo para esse público e outras como Record, Rede TV e CNT já oferecem em boa parte de sua programação, conteúdo evangélico bem variado.
Redes como RIT, Rede Super, TV Gênesis, Rede Gospel, Nossa TV, Boas Novas, Novo Tempo e outras têm sua programação totalmente voltada para conteúdo cristão;
Multiplicam-se as rádios com programação evangélica, despontando inclusive como as de maior audiência nos grandes centros brasileiros, dentre elas: Rede Vida, Rede Aleluia, Manchete Gospel, Melodia, Novo Tempo, Nossa Rádio, 93 FM, 107 FM entre outras;
Centenas de veículos impressos, entre jornais e revistas, com as mais variadas linhas editoriais e periodicidades engrossam o poderio desse mercado;
O evento que mudou a história do meio cristão brasileiro
A primeira edição do evento ocorreu em 2002, no Expo Mart Center, em São Paulo, com uma área de aproximadamente 1.800 m2 de exposição e contou a participação das principais empresas do segmento. Em 2003 o evento dobrou de tamanho: mais de 3.800 m2 de exposição mostraram uma clara tendência de crescimento de um mercado ávido por organização e profissionalismo.
Em 2004, mais um grande salto e o evento alcançou a marca de 70.000 visitantes abrilhantaram para confirmá-lo como âncora do setor com notável crescimento em área de exposição, número de expositores e de eventos paralelos.
A EXPOCRISTÃ 2008 bateu todos os recordes anteriores de público, alcançando mais de 144.000 visitantes.
A partir da edição 2011, para fazer face a necessidade de crescimento, o evento passa a ocupar o Parque de Exposições Anhembi em São Paulo e chega a marca de mais de 150.000 visitantes . Sucesso que aumentou ainda mais para a edição 2012 que teve mais de 300 expositores e dezenas de ONGs sem fins lucrativos que passam a participar gratuitamente do evento para alavancarem seus trabalhos, demonstrando assim a responsabilidade social do evento.
A EXPOCRISTÃ tem uma história com o meio cristão, não é um evento sazonal, nem concebido com fins de beneficiar interesses específicos, mas é fruto da necessidade do mercado em se profissionalizar e da força desse mesmo meio em buscar soluções em conjunto.
EXPOCRISTÃ o sucesso que fez história.
EXPOCRISTÃ, o evento que consolidou o mercado cristão
Desde a primeira edição, em 2002, o evento conta com a participação das principais editoras, gravadoras e outras empresas do segmento, além de contar com o apoio de igrejas e ministérios de todo o Brasil, transitando de forma isenta pelas mais diferentes correntes de pensamento cristão e organizações denominacionais. Essa neutralidade garantiu ao evento a condição ímpar de agir como interface entre o público cristão e empresas ávidas por condições ideais para comercialização de seus produtos junto a correntes de pensamento tão diferentes.
A EXPOCRISTÃ se tornou ao longo de 12 anos um meio mais eficaz e rentável para promoção de produtos e serviços para o meio cristão. Desta forma, ministérios cristãos e empresas do meio tem sua participação no evento como primordial para lançamento de produtos, consolidação de suas marcas e um local oportuno para atingir o maior número de compradores num curto espaço de tempo, num só local.
Os compradores por sua vez tem a oportunidade de encontrar todo tipo de produtos e serviços, obtendo vantagens significativas advindas da concorrência entre os diversos fornecedores agrupados num só local.
Diferentemente de outros eventos, a EXPOCRISTÃ confirmou sua vocação de gerar condições para o mercado cristão se expandir, focando sua atuação apenas em produtos e serviços especificamente para esse público, e por isso, atrai público especializado e com real interesse no setor.