quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Com a palavra a ABPD

Música gospel se moderniza e ganha o mercado
A busca pelo equilíbrio emocional e espiritual faz crescer a cada dia no mercado da indústria cultural diferentes formas de expressar e manifestar a postura perante a vida. Nesse sentido o setor que mais cresce em todo o Brasil dentro da expressividade musical é o segmento gospel. Dados da Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD) apontam que essa variação musical ocupa o segundo lugar entre os gêneros musicais campeões de vendas no país, atras apenas do pop-rock.
E a tendência segundo especialistas é que esse nicho não pare de crescer, sobretudo por conta das novas gravadoras que vem acompanhado as exigências de mercado, transformando as produções cada vez mais refinadas e profissionais.
O termo gospel tem sua origem na língua inglesa como derivação de god-spell, que significa boas novas, uma alusão à chegada de Cristo ao mundo que se popularizou dentro da comunidade protestante negra norteamericana no início do século 20.
Buscando mais ao fundo suas raízes é possível perceber que a origem longínqua deste estilo musical vem de influência das canções tristes entoadas pelos escravos dos Estados Unidos, no século 19. O estilo ganhou força entre os freqüentadores de igrejas protestantes negras nos EUA, no começo do século passado e partir daí com o crescimento do movimento evangélico em todo o mundo essas músicas ganharam mais admiradores. E quase ninguém sabe que um dos maiores divulgadores do gênero foi Elvis Presley.
Segundo a professora Magali Cunha, da Universidade Metodista de São Paulo, "nos anos 2000, a música gospel, nos EUA e no Brasil, passa a ser sinônimo de música contemporânea cantada nas igrejas".De acordo ainda com a professora, os discos lançamentos no finalzinho do ano passado e os programados para este ano, abrangem diferentes sub-gêneros dentro da musicalidade gospel. "Isso porque expressar o sentimento de fé ou adoração é uma atividade muito particular que cada indivíduo busca da melhor forma que lhe convier, se apropriando dessa máxima surgem gravações para louvar a Deus por meio do rock, pop, jazz, samba e até axé, entre outros.
Fonte: Boletim ABPD

Nenhum comentário:

Postar um comentário